04/02/2022 - QUALIDADE DE VIDA
Hoje, muito se fala sobre qualidade de vida. Contudo, você sabe realmente o que ela significa? Ou o que fazer para melhorá-la? No post a seguir, confira o que é esse conceito, quais fatores ele engloba e por que se tornou tão importante nos últimos tempos. Saiba também algumas dicas que você pode seguir para ter mais qualidade de vida e como onde você vive faz toda a diferença.
Boa leitura!
Para começar, é preciso entender o que é o conceito de qualidade de vida. Segundo a OMS, ela está relacionada à percepção que uma pessoa tem sobre sua própria vida. Além disso, é determinada por diversos fatores como:
Ou seja, todos esses elementos devidamente estruturados é o que resultariam em uma excelente qualidade de vida. Nesse caso, como essas circunstâncias também estão sujeitas a seus próprios fatores, é um grande desafio manter a qualidade, especialmente em uma rotina agitada.
Por exemplo, uma pessoa que mora em um bairro seguro, em uma casa confortável e tem um alto salário, mas é extremamente estressada e sem tempo para fazer o que gosta, pode ter menos qualidade de vida que uma pessoa que vive de maneira mais simples. Sendo assim, é importante buscar que o conjunto funcione, a fim de que esse conceito possa ser uma realidade.
Apesar dos desafios de fazer todos os aspectos da vida funcionarem, você pode praticar várias ações no dia a dia para aumentar a sua qualidade de vida.
Confira algumas delas a seguir!
Uma boa alimentação não é só a ingestão de calorias diárias suficientes, mas está relacionada, principalmente, à qualidade do que se come. Afinal, já sabemos que os alimentos estão diretamente relacionados à prevenção de certas doenças, como obesidade e diabetes. Contudo, também podem desencadeá-las, por exemplo, no caso das opções com muita gordura ou ultraprocessadas. Sendo assim, é importante ter atenção a uma alimentação saudável e equilibrada.
Outro aspecto importante para se ter qualidade de vida é a prática de exercícios. Afinal, eles não só mantêm a forma, mas também propiciam mais ânimo e ajudam a evitar doenças. Nesse sentido, é importante arrumar um tempo para praticá-los, mesmo que algumas vezes na semana. Nesse caso, para quem tem uma vida agitada, pode procurar opções de academias no próprio local onde vive.
Morar bem não significa viver em uma mansão. Pelo contrário, significa ter um lar confortável, mesmo que seja um espaço pequeno. O importante é que ele atenda às sua necessidades e seja um lugar onde você se sinta bem.
Por exemplo, um bom condomínio que ofereça serviços que facilitem o seu dia a dia, além de dar opções de lazer; especialmente se você chega cansado em casa e não quer sair novamente para relaxar.
Você já deve ter ouvido falar que a depressão e a ansiedade são as doenças do século, além de que o estresse faz muito mal à saúde, certo? Isso ocorre porque nosso corpo fica em estado constante de alerta, principalmente pelas pressões do dia a dia. Por isso, a melhor forma de impedir que esse fator atrapalhe a sua qualidade de vida é investir em diminuí-lo.
Por exemplo, por meio de exercícios físicos, você já pode conseguir uma boa ajuda, mas também pode incluir outras práticas como:
Ter momentos de lazer e praticar hobbys que você gosta são formas de aliviar o estresse e relaxar. Nesse caso, essas atividades eliminam a tensão do dia a dia, promovendo momentos agradáveis por meio do descanso ou da realização de um projeto, por exemplo, cozinhar a sua comida favorita.
Além disso, situações como férias e viagens de fim de semana também são importantes para a qualidade de vida. Afinal, além de promover o descanso e a saída da rotina, essas experiências geralmente oferecem situações novas e prazerosas, ao conhecer novos lugares.
Como você viu, ter qualidade de vida depende de vários fatores; dentre eles, onde você vive. Nesse caso, adquirir um imóvel pode fazer uma grande diferença. Não só porque você não ficará sujeito ao aluguel, mas porque terá total liberdade de escolha.
Ou seja, além de construir seu patrimônio, você poderá viver em um local que escolheu conforme seu estilo de vida, podendo modificá-lo da forma como quiser. Por exemplo, talvez você goste de praticidade e prefira opções como studios e flats. Ou, então, pode preferir um apartamento maior em um bom bairro de São Paulo.
Atualmente, ter qualidade de vida depende de uma série de elementos. Alguns não podemos controlar, pois são circunstâncias da vida. Outros, podemos melhorar para viver melhor. Nesse caso, um deles é viver com qualidade. Para isso, você pode escolher o imóvel ideal, que ofereça não só conforto e segurança, mas que facilite o seu dia a dia. Assim, você perceberá como o seu bem-estar vai ser maior, mesmo dentro de casa.
www.anamanoelcorretora.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.